Pular para o conteúdo principal
  RealCorp Assessoria Industrial
                                                         http//www.realcorp.ind.br   


Bem-Vindos ao post 001/19

Considerando a explosão do mercado de Energia Sustentável, 
iremos tratar dos aspectos negociais do segmento Energia Sustentável.  Vamos abordar a Ética negocial, o compliance. Veremos as armadilhas aplicadas pelos maus negociantes, e como podemos evitá-las. 
Vamos falar sobre metodologias que ajudam em uma boa negociação. Transitaremos sobre perfis de bons e maus clientes.

Sempre objetivando o bom negócio, o negócio Ganha x Ganha.

Nossa experiência de mais de 40 anos de estrada, nossas certificações nacionais e internacionais, permitem que possamos reconhecer á distância, bons e maus negócios (mesmo que pareçam bons).
Começo separando o mercado de clientes, utilizando a proporção do Pareto, ou regra do 80  20.  Também neste universo de compradores, podemos dizer que 80% do mercado não negocia bem e que apenas 20% sabe negociar.
Normalmente a Lei do "Gerson" fala mais alto. São clientes que ainda não entenderam que o vendedor tem que ganhar o justo de mercado, querem tirar vantagem,  nesta linha tem o cliente esponja, querem absorver todo o seu conhecimento, viram "especialistas na matéria e tentam usar as informações que você forneceu, contra você na hora do fechamento.
Qual é o justo de mercado? é uma remuneração que permita o vendedor crescer, ficar cada vez mais forte, e por decorrência poder cada vez mais prestar um serviço melhor. Para isso, ele tem que ser profissional, competitivo e focado na perfeição da melhor entrega, seja serviço ou produto.
Do outro lado, temos os fornecedores que também não revogaram a Lei do "Gerson", querem enganar o cliente, omitem dados relevantes, aproveitando-se do desconhecimento dos clientes. Vendem gato por lebre.
No meio deste cenário, temos o fenômeno da similaridade. A maioria vende o mesmo produto, com os mesmos argumentos, com as mesmas propostas, e usam os mesmos argumentos. Restando para o cliente apenas o preço para tentar diferenciar um do outro.

Já os 20% do fornecedores de primeira linha, se diferenciam com propostas mais robustas, endereçando aspectos quer sequer são conhecidos da grande maioria, nos posts seguintes abordaremos especificamente estes fornecedores.
Em todo o mercado novo temos  muitos aventureiros (Ex instaladores de Refrigeração, ex vendedores de serviços) que tiram um cursinho de 16 horas, compram uma mala de ferramentas e viram experts em energia alternativa, e ainda vendem uma garantia de 25 anos. (Vocês acham que ele vai entregar?) 
Isto é natural em todo o mercado abrangente.
O mercado vai selecionar naturalmente, deixando pelo caminho os aventureiros e fortalecendo a posição dos profissionais, nem sempre os mais baratos.
Pelo caminho também teremos frustrações de clientes, que pediram para serem enganados.
Para que o cliente possa realizar o melhor negócio é que criamos este blog.
Pensem nisto  e até o próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 ENERGIA SUSTENTÁVEL  É mais que uma frase solta,  ela deve ser incorporada ao nosso estilo de vida, poupar água, reciclar nossos hábitos e por decorrência, nosso lixo O Planeta terra pede socorro, queimamos fosseis demais, a poluição dos veículos, fábricas obsoletas, a cada dia destroem mais a camada de ozônio, denominado o filtro da vida, sem ele não teremos proteção contra raios danosos a saúde da população animal e vegetal. Já está em andamento profundas modificações: Fabricas de automotores estão fechando, o carro a combustão interna, está sendo substituído por motores elétricos. (Um carro a combustão interna, possui mais de 2.000 peças , já um motor elétrico possui apenas uma) As oficinas tradicionais fecharão dando espaço a novos locais de conveniência, onde ajustes mecânicos de suspensão e troca de motores elétricos, poderão ser realizadas em minutos. A matriz energética está sendo rapidamente substituída pelas energias alternativas  tais como Eólicas , Fotovoltaica (Solar). O
Mercado Fotovoltaico - Como ele está se relacionando com os fornecedores. Mercado emergente,  cresceu, aproximadamente 300% neste ano de 2018/19 , muito pelos benefícios da Norma 482 da ANEEL. Em todo o mercado novo, com um produto novo, temos o pior cenário, pois não existe referências históricas.  Não existe comparações, é tudo novo.  Este cenário  deixa os clientes muito vulneráveis a propostas oportunista milagreiras. Em todo o mercado emergente, observamos o fenômeno da extrema atração.  Migração de outros mercados, rapidamente passam a ocupar o promissor novo espaço. Mas despreparados, sem conhecimentos e nem ferramentas, cometem aberrações.  Mas como eles conseguem, provocar tantos danos? Lembro que não estamos falando de "Commodities" e sim de Projetos que demandam conhecimento de engenharia e especialidades. Simples, porque tem clientes que ao não revogarem a lei de Gerson, tentando levar vantagem em tudo. Se acham espertos, "arrocham" as  propostas,  s