RealCorp Assessoria Industrial
Considerando a explosão do mercado de Energia Sustentável,
iremos tratar dos aspectos negociais do segmento Energia Sustentável. Vamos abordar a Ética negocial, o compliance. Veremos as armadilhas aplicadas pelos maus negociantes, e como podemos evitá-las.
Vamos falar sobre metodologias que ajudam em uma boa negociação. Transitaremos sobre perfis de bons e maus clientes.
Sempre objetivando o bom negócio, o negócio Ganha x Ganha.
Nossa experiência de mais de 40 anos de estrada, nossas certificações nacionais e internacionais, permitem que possamos reconhecer á distância, bons e maus negócios (mesmo que pareçam bons).
Começo separando o mercado de clientes, utilizando a proporção do Pareto, ou regra do 80 20. Também neste universo de compradores, podemos dizer que 80% do mercado não negocia bem e que apenas 20% sabe negociar.
Normalmente a Lei do "Gerson" fala mais alto. São clientes que ainda não entenderam que o vendedor tem que ganhar o justo de mercado, querem tirar vantagem, nesta linha tem o cliente esponja, querem absorver todo o seu conhecimento, viram "especialistas na matéria e tentam usar as informações que você forneceu, contra você na hora do fechamento.
Qual é o justo de mercado? é uma remuneração que permita o vendedor crescer, ficar cada vez mais forte, e por decorrência poder cada vez mais prestar um serviço melhor. Para isso, ele tem que ser profissional, competitivo e focado na perfeição da melhor entrega, seja serviço ou produto.
Do outro lado, temos os fornecedores que também não revogaram a Lei do "Gerson", querem enganar o cliente, omitem dados relevantes, aproveitando-se do desconhecimento dos clientes. Vendem gato por lebre.
No meio deste cenário, temos o fenômeno da similaridade. A maioria vende o mesmo produto, com os mesmos argumentos, com as mesmas propostas, e usam os mesmos argumentos. Restando para o cliente apenas o preço para tentar diferenciar um do outro.
Já os 20% do fornecedores de primeira linha, se diferenciam com propostas mais robustas, endereçando aspectos quer sequer são conhecidos da grande maioria, nos posts seguintes abordaremos especificamente estes fornecedores.
Em todo o mercado novo temos muitos aventureiros (Ex instaladores de Refrigeração, ex vendedores de serviços) que tiram um cursinho de 16 horas, compram uma mala de ferramentas e viram experts em energia alternativa, e ainda vendem uma garantia de 25 anos. (Vocês acham que ele vai entregar?)
Isto é natural em todo o mercado abrangente.
O mercado vai selecionar naturalmente, deixando pelo caminho os aventureiros e fortalecendo a posição dos profissionais, nem sempre os mais baratos.
Pelo caminho também teremos frustrações de clientes, que pediram para serem enganados.
Para que o cliente possa realizar o melhor negócio é que criamos este blog.
Pensem nisto e até o próximo.
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