Pular para o conteúdo principal
  RealCorp Assessoria Industrial
                                                         http//www.realcorp.ind.br   


Bem-Vindos ao post 001/19

Considerando a explosão do mercado de Energia Sustentável, 
iremos tratar dos aspectos negociais do segmento Energia Sustentável.  Vamos abordar a Ética negocial, o compliance. Veremos as armadilhas aplicadas pelos maus negociantes, e como podemos evitá-las. 
Vamos falar sobre metodologias que ajudam em uma boa negociação. Transitaremos sobre perfis de bons e maus clientes.

Sempre objetivando o bom negócio, o negócio Ganha x Ganha.

Nossa experiência de mais de 40 anos de estrada, nossas certificações nacionais e internacionais, permitem que possamos reconhecer á distância, bons e maus negócios (mesmo que pareçam bons).
Começo separando o mercado de clientes, utilizando a proporção do Pareto, ou regra do 80  20.  Também neste universo de compradores, podemos dizer que 80% do mercado não negocia bem e que apenas 20% sabe negociar.
Normalmente a Lei do "Gerson" fala mais alto. São clientes que ainda não entenderam que o vendedor tem que ganhar o justo de mercado, querem tirar vantagem,  nesta linha tem o cliente esponja, querem absorver todo o seu conhecimento, viram "especialistas na matéria e tentam usar as informações que você forneceu, contra você na hora do fechamento.
Qual é o justo de mercado? é uma remuneração que permita o vendedor crescer, ficar cada vez mais forte, e por decorrência poder cada vez mais prestar um serviço melhor. Para isso, ele tem que ser profissional, competitivo e focado na perfeição da melhor entrega, seja serviço ou produto.
Do outro lado, temos os fornecedores que também não revogaram a Lei do "Gerson", querem enganar o cliente, omitem dados relevantes, aproveitando-se do desconhecimento dos clientes. Vendem gato por lebre.
No meio deste cenário, temos o fenômeno da similaridade. A maioria vende o mesmo produto, com os mesmos argumentos, com as mesmas propostas, e usam os mesmos argumentos. Restando para o cliente apenas o preço para tentar diferenciar um do outro.

Já os 20% do fornecedores de primeira linha, se diferenciam com propostas mais robustas, endereçando aspectos quer sequer são conhecidos da grande maioria, nos posts seguintes abordaremos especificamente estes fornecedores.
Em todo o mercado novo temos  muitos aventureiros (Ex instaladores de Refrigeração, ex vendedores de serviços) que tiram um cursinho de 16 horas, compram uma mala de ferramentas e viram experts em energia alternativa, e ainda vendem uma garantia de 25 anos. (Vocês acham que ele vai entregar?) 
Isto é natural em todo o mercado abrangente.
O mercado vai selecionar naturalmente, deixando pelo caminho os aventureiros e fortalecendo a posição dos profissionais, nem sempre os mais baratos.
Pelo caminho também teremos frustrações de clientes, que pediram para serem enganados.
Para que o cliente possa realizar o melhor negócio é que criamos este blog.
Pensem nisto  e até o próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REDUZA SUA CONTA DE ENERGIA SEM  NENHUM INVESTIMENTO. Alugue energia gerada pelo sistema Fotovoltaico, energia limpa e mais barata que a energia utilizada pelas distribuidoras. Pegue sua conta  atual de energia e reduza 15% sem nenhum investimento.  Como Funciona? Existem Investidores que financiam a instalação de Usinas Fotovoltaica para locação na modalidade de Auto geração para consumo remoto. Modalidade juridicamente sustentável pela legislação vigente. A modalidade de contração é de longo prazo, pois existe uma grande vantagem para o cliente,  o reajuste da mensalidade passa a ser anualizada pelo IGPM ou INPC, que estão orbitando nos 5% anuais, bem menor do que os reajustes das distribuidoras. Estimo que em 10 anos de contrato a redução deva chegar nos 50% de redução da conta mensal. Mas e se o cliente quiser desistir deste contrato? Ele pode, já ao final dos primeiros 12 meses, formalizar a desistência e como penalidade ele deverá ficar conectado por mais 12 me...
INDECISÃO É CAPAZ DE FAZER VOCÊ PERDER O QUE NÃO TEM É natural o medo do desconhecido, mas nos dias de hoje, dada a velocidade em que as mudanças ocorrem, temos que ponderar bem os nossos vacilos e indecisões, eles podem custar muito caro.   Temos o exemplo clássico da Kodak, líder mundial em fotografia, mais de 175 mil funcionários. Por indecisão, não INOVOU.  Ela inventou a fotografia digital,  engavetou para não matar sua agonizante galinha dos ovos de ouro, o filme.  Em 2012 faliu. Vejo com preocupação, clientes que recebem fantásticas propostas, extremamente vantajosa para o seu negócio e ficam postergando, sempre procurando mais vantagens, pilhas de propostas sobre a mesa.    SOFREM DA ANGÚSTIA DA TOMADA DE DECISÃO, ou da contínua busca da vantagem ainda maior, que normalmente nunca vai acontecer. Por mais cristalina que sejam as vantagens, ele posterga.  Quem sabe não reúna, ou tenha perdido as competências para o cargo....
 ENERGIA SUSTENTÁVEL  É mais que uma frase solta,  ela deve ser incorporada ao nosso estilo de vida, poupar água, reciclar nossos hábitos e por decorrência, nosso lixo O Planeta terra pede socorro, queimamos fosseis demais, a poluição dos veículos, fábricas obsoletas, a cada dia destroem mais a camada de ozônio, denominado o filtro da vida, sem ele não teremos proteção contra raios danosos a saúde da população animal e vegetal. Já está em andamento profundas modificações: Fabricas de automotores estão fechando, o carro a combustão interna, está sendo substituído por motores elétricos. (Um carro a combustão interna, possui mais de 2.000 peças , já um motor elétrico possui apenas uma) As oficinas tradicionais fecharão dando espaço a novos locais de conveniência, onde ajustes mecânicos de suspensão e troca de motores elétricos, poderão ser realizadas em minutos. A matriz energética está sendo rapidamente substituída pelas energias alternativas  tais como Eólicas , Fotov...